Campanha “Maio Amarelo” inicia com destaque para a redução de acidentes em Boa Vista

Compartilhe:

 

Com um trabalho contínuo voltado para a segurança no trânsito, a Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta terça-feira, 6, a Campanha Maio Amarelo, que este ano completa dez anos e vem com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A abertura oficial ocorreu na Escola Municipal Raio de Sol, bairro Nova Cidade, e reuniu crianças e adultos, mostrando que a sensibilização deve envolver todos.

O evento começou com a apresentação dos alunos do 4º ano, que performaram uma música sobre a importância da sinalização. Depois, foi a vez dos idosos do projeto Cabelos de Prata atendidos no CRAS Nova Cidade. A interação entre as gerações reforçou a empatia e a responsabilidade coletiva no trânsito.

“Nós tratamos de trânsito durante todo o ano, mas nesse mês, a gente dá ênfase nas ações voltadas à segurança viária. E além das crianças, o diferencial desse ano é a participação dos idosos, porque nosso trabalho reflete na mobilidade, impactando esses dois públicos”, explicou o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito.

A aposentada Maria de Jesus Ribeiro, de 65 anos, participou da solenidade e avaliou de forma positiva o convite. Ao final do evento, ela recebeu sua esperada licença de estacionamento. “Nós somos afetados com o trânsito, principalmente quando a gente procura nossa vaga e não encontra. Para mim foi muito bom ter vindo a essa festa”, falou Maria.

Investimento que traz resultado

Durante a abertura da campanha, foram apresentados dados estatísticos que mostram a redução nos índices de acidentes de trânsito nos últimos anos, comprovando de forma prática o resultado dos investimentos feitos pela prefeitura. Em 2022, de janeiro a outubro, foram registrados 3.899 sinistros no município. Já em 2024, o número caiu para 2.747, representando uma queda de 29,54%.

A secretária adjunta de Mobilidade, Neurimar Macedo, foi quem apresentou os resultados, destacando ainda que a campanha esse ano vai focar em tópicos como a velocidade da vida cotidiana e seu impacto no comportamento das pessoas no trânsito. “Nosso trabalho é para que a redução permaneça constante, que os condutores se conscientizem pela vida de todos. Sempre tem alguém que precisa de segurança no trânsito e essa responsabilidade é nossa enquanto condutores”, pontuou.

Outro dado apresentado foi relacionado as vias com fiscalização eletrônica. Nos últimos anos, a prefeitura instalou quatro lombadas eletrônicas e 13 radares de velocidade no município, além de outros equipamentos. Entre os resultados está a redução de 72% de acidentes na avenida Carlos Pereira de Melo e de 50% na rua Reinaldo Neves.

Multiplicadores de conhecimento

A presença das crianças nos lançamentos do Maio Amarelo já é tradição na Capital da Primeira Infância. E não é para menos. Isso porque a prefeitura acredita e reconhece que os pequenos são multiplicadores de conhecimento, conforme destacou a professora Tainara Aguiar, responsável pela turma que se apresentou na abertura da campanha.

“Criança não guarda conhecimento para si. Se eles aprendem e entendem que a responsabilidade do trânsito é de todos, eles chegam em casa conversando sobre isso com os familiares. Na prática, eles podem ser uma extensão dos agentes de trânsito nas suas próprias casas”, explicou.

Atualmente, Boa Vista possui 92 semáforos em toda a cidade. E quem gostou de aprender sobre esse importante equipamento foi a Sara de Sousa Ferreira, de 9 anos. “O vermelho é para parar, o amarelo pede atenção e o verde pode seguir. É só prestar atenção nas cores que nenhum acidente acontece. Meu avô sempre faz tudo certinho”, contou a aluna.

10 anos de Maio Amarelo em Boa Vista

Marcando os 10 anos do movimento em Boa Vista, a campanha Maio Amarelo deste ano traz uma programação educativa voltada para todas as idades. Durante o mês, a prefeitura seguirá com uma programação de palestras e blitze, a fim de conscientizar a população em prol da segurança no trânsito e mantendo o foco na redução de sinistros.

“As estatísticas mostram que o tripé do trânsito, por assim dizer, está funcionando em Boa Vista. Temos uma engenharia ativa, uma educação ativa e, claro, uma fiscalização ativa. Junto a esse trabalho, a gente conta com a responsabilidade da sociedade, para que desacelere e valorize a vida”, destacou Ney Brito.