A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) deu início nesta quinta-feira, 18, ao Workshop de Microrregião de Saneamento – Roraima 2025. A atividade segue até a sexta-feira, 19, no auditório Dagmar Ramalho, que fica dentro da sede da companhia, na rua Melvin Jones, 219, no bairro São Pedro.
O encontro reunirá prefeitos e procuradores municipais para debater a implementação da Lei Complementar nº 300/2021 que criou a Microrregião de Água e Esgoto no âmbito do Estado de Roraima e definiu suas estruturas de governança.
Alinhar diretrizes, esclarecer aspectos técnicos e jurídicos e fortalecer a cooperação entre municípios e Estado, são alguns dos objetivos do workshop. A iniciativa busca ampliar a eficiência na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de garantir maior segurança jurídica na execução das políticas públicas.
A programação contará com apresentações técnicas, abordando desde a aplicação prática da legislação até os desafios administrativos e operacionais enfrentados pelos municípios.
Para o presidente da Caer, James Serrador, o workshop é um marco importante para o setor em Roraima.
“Estamos construindo um modelo de gestão regionalizado que vai garantir mais eficiência, segurança jurídica e investimentos no saneamento. Esse é um passo fundamental para levar água tratada e coleta de esgoto a cada vez mais roraimenses, promovendo saúde e qualidade de vida”, afirmou Serrador.
SOBRE O ASSUNTO
A Lei Complementar nº 300/2021 estabeleceu a Microrregião como estratégia para integrar esforços e otimizar recursos, permitindo mais investimentos no setor e ampliando o alcance do saneamento básico.
Com a presença de gestores municipais, procuradores e especialistas, o workshop reforça o compromisso da Caer e do Governo de Roraima em avançar no saneamento básico, assegurando qualidade de vida, saúde pública e desenvolvimento sustentável para toda a população roraimense.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Neuzelir Moreira