PUBLICIDADE

BRASÍLIA: Polícia Militar de Roraima participa de reunião com novo ministro da Justiça e Segurança Pública

Foto: SECOM/RORAIMA

Compartilhe:

Da: SECOM/RORAIMA

O comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Overlan Lopes Alves, participou nessa quinta-feira, 12, de uma reunião com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). O encontro reuniu comandantes-gerais das Polícias Militares de todo o país, além de representantes do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares) e da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

 

A reunião teve como foco a aproximação institucional entre as Polícias Militares e o Governo Federal, com alinhamento de estratégias de enfrentamento à criminalidade e discussão de políticas públicas voltadas à segurança pública, como explicou o comandante da PMRR.

“O principal objetivo do encontro foi promover a aproximação estratégica entre as Polícias Militares e o Governo Federal, criando um ambiente institucional de diálogo qualificado. A reunião permitiu que o ministro realizasse uma escuta ativa, ouvindo diretamente os comandantes-gerais e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil”, afirmou o coronel Overlan Lopes.

Durante o encontro, também foram debatidos desafios regionais, demandas operacionais das corporações e propostas para fortalecer a atuação policial em todo o país. O comandante destacou que o diálogo com o MJSP pode gerar impactos diretos para Roraima, sobretudo por se tratar de um Estado de fronteira com intenso fluxo migratório.

“Esse diálogo tende a fortalecer significativamente a segurança pública em Roraima, principalmente nas questões fronteiriças e na dinâmica migratória venezuelana. A aproximação com o Ministério da Justiça possibilita maior integração com o Governo Federal e direcionamento de políticas específicas para a realidade local”, acrescentou.

A agenda ainda possibilitou a troca de experiências entre os comandantes estaduais e reforçou a importância da cooperação entre as forças de segurança. Ao final, foi destacada a necessidade de fortalecimento de políticas públicas, valorização profissional e modernização do policiamento ostensivo.

O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou o papel da atuação integrada entre União e estados e o protagonismo das Polícias Militares na execução das ações.

“Não há como falar de segurança pública sem a participação dos estados e, principalmente, das PMs, que estão presentes em todos os municípios. Cabe à União coordenar a elaboração das políticas públicas nacionais e a aplicação dos recursos sob sua responsabilidade”, reforçou.