Até esta sexta-feira, 28, 135 escolas estaduais de Roraima estarão envolvidas na aplicação de uma avaliação nacional, promovida pelo MEC (Ministério da Educação), em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).
O objetivo da avaliação é identificar as defasagens de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, como parte de um pacto nacional para a recomposição da aprendizagem iniciado em 2024. A avaliação abrange cerca de 34,3 mil estudantes e inclui provas de Língua Portuguesa (leitura e escrita), Ciências da Natureza e Matemática, sendo aplicada em escolas estaduais da capital, do interior e de comunidades indígenas de Roraima.
A professora Solange Mussato, responsável pela aplicação das provas em Roraima e atuante na Divisão de Fortalecimento do Currículo da Seed, explicou que o objetivo da avaliação é identificar alunos com dificuldades de aprendizagem.
“O sistema de avaliação requer conectividade nas escolas, permitindo que profissionais e estudantes sejam cadastrados na plataforma. Após a realização das avaliações, os resultados são lançados na plataforma, fornecendo um retrato detalhado das aprendizagens dos estudantes, tanto em nível macro quanto individual”, afirmou Mussato.
Segundo Solange, a avaliação não tem como objetivo classificar as escolas, mas sim fornecer dados que ajudem a identificar as fragilidades no processo educacional e, assim, possibilitar a implementação de ações para melhorar o ensino e a aprendizagem.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed