A Aula Magna marcou o início do curso de formação das três novas defensoras e do novo defensor público da Defensoria Pública do Estado de Roraima. A atividade ocorreu nesta quinta-feira, 8, e foi conduzida pela Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (Esdep). O curso contará com carga horária total de 250 horas.

Convidado para o momento, o defensor público do Amazonas, Maurílio Casas, falou sobre o Microssistema de Proteção das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. O tema reúne leis que atuam de forma integrada para garantir direitos a grupos em maior situação de vulnerabilidade.

“Cabe à Defensoria Pública assegurar o direito constitucional das pessoas mais vulneráveis. Nesta aula, abordo a influência e a inclusão de grupos minoritários no campo jurídico e social”, afirmou.
Recém-empossada, a defensora pública Sylvia Soriano destacou a importância do conteúdo para a atuação prática. Segundo ela, a Aula Magna contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre como agir em situações coletivas de garantia de direitos.

“Foi bastante interessante porque, quando isso surgir na prática, como já aconteceu com alguns colegas, vou saber como agir pela instituição. Estou empolgada com o restante do curso e com a possibilidade de colocar em prática o que estudei, aplicando esse conhecimento em favor da população”, ressaltou.
A defensora pública Mariana Lorenzi, titular da unidade da Defensoria em Rorainópolis, participou da última turma de formação da DPE-RR e avaliou o momento como uma oportunidade de reforçar aprendizados. “Tive a sensação de reviver os mesmos sentimentos de quando sentei nessa cadeira pela primeira vez e pensei nas responsabilidades. Mesmo após um ano de atuação, ainda há muito a aprender. Essa Aula Magna me fez refletir e sair daqui com a cabeça cheia de ideias. Precisamos continuar estudando”, disse.
De acordo com o coordenador da Esdep, professor Vilmar Silva, o curso será dividido em 14 módulos, sempre com foco na prática dos atendimentos da Defensoria Pública. A proposta é apresentar a realidade de Roraima, o contexto regional e o trabalho desenvolvido pelas defensoras, defensores e equipe técnica.
O cronograma inclui módulos sobre organização funcional e administrativa da DPE-RR, funcionamento da Central de Atendimento e Peticionamento Inicial, psicologia aplicada à solução extrajudicial, visitas técnicas, media training, entre outros temas.
A partir do dia 28 de janeiro, os quatro novos defensores iniciam os atendimentos à população e serão designados para atuar nas unidades da Defensoria Pública no interior do estado.







