Evento, promovido pela Federação Estadual de Desporto Escolar (FEDERR), ocorreu no Ginásio Senador Hélio Campos, no bairro Canarinho
Neste sábado (24), 10 atletas de judô dos polos Senador Hélio Campos e Buritis, do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima, conquistaram oito medalhas, sendo seis de ouro e duas de prata, no Circuito de Lutas da Federação Estadual de Desportos Escolar (FEDERR).
Faixa branca, Raissa Bindá competiu pela segunda vez e consagrou mais uma medalha dourada para a coleção de vitórias. “Eu me sinto privilegiada, porque eu comecei há cinco meses, né? Estou há cinco meses treinando e é muita dedicação, força de vontade. Transformou minha vida, me mudou muito”, contou.
Quem também comemorou o lugar mais alto do pódio foi o Yeiker Leonardo Linhares, de 16 anos. Assim como a Raissa, essa é a segunda competição dele, mas é a primeira vez que o jovem conquista uma medalha na sua modalidade.
“Tem que estar de cabeça fria pra poder ganhar. Eu tinha parado por um tempo, só que eu já não conseguia ver o meu dia a dia sem o judô. Eu acho que essa oportunidade é muito boa, vai ajudar muito a gente”, disse.
Eles e mais oito atletas faixa branca foram selecionados para iniciarem no cenário competitivo do esporte. Segundo Márcio Vieira, diretor do CCJuv, a escolha ocorreu por desempenho e interesse em desenvolver ainda mais as habilidades.
“É muito gratificante também para a evolução dessas crianças, né? Sim, esse trabalho que está sendo feito, não só também com os professores, mas também com os pais trazendo essas crianças para participar, para ter essa interação com outras também, com outras academias”, disse Vieira.
O esporte é uma ferramenta de transformação na vida de milhares de crianças e adolescentes, promovendo disciplina e qualidade de vida aos praticantes. Para o presidente da FEJURR (Federação de Judô de Roraima), Paulo César de Oliveira, esse é o tipo de esporte que prepara o praticante tanto físico, quanto mentalmente.
“O esporte em si, no seu âmago, ele consegue mudar a vida das pessoas. Eu acredito que com isso, muitas pessoas vão ter oportunidades na vida mais tarde e durante a sua vida escolar”, enfatizou Oliveira.
O Centro de Convivência da Juventude atende crianças, jovens e adultos com atividades de cultura, lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional. Em Boa Vista, o CCJuv possui polos nos bairros Buritis, Senador Hélio Campos e Pedra Pintada.