Atividades coletivas e atendimentos especializados são os serviços mais procurados no Teamarr

Compartilhe:

Centro de Acolhimento ao Autista fez cerca de 920 atendimentos mensais no primeiro semestre de 2025

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), contabilizou 920 atendimentos mensais no primeiro semestre de 2025, beneficiando 560 crianças e adolescentes, e 50 pais e responsáveis que recebem atendimento psicológico.

Terapia ABA, o Grupo de Habilidades Emocionais e os atendimentos em neuropsicologia foram os serviços mais procurados nos seis primeiros meses deste ano, conforme relatou a diretora administrativa do Teamarr, Caroline Martins.

Hoje, nosso foco principal é a Terapia ABA, com 200 crianças atendidas diariamente pela equipe de Análise do Comportamento. Também oferecemos o grupo de habilidades sociais e emocionais, para crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, com 150 participantes. Além disso, realizamos a avaliação neuropsicológica, etapa essencial para a emissão do laudo diagnóstico”, detalhou.

O Turistea é desenvolvido pela instituição desde setembro de 2024, com objetivo de qualificar os profissionais do setor turístico para o atendimento especializado às pessoas atípicas.

Pioneiro no país, o projeto atendeu 40 crianças e capacitou 80 pessoas do setor turístico no primeiro semestre deste ano. Para os próximos meses, a expectativa é dobrar os números. Outra novidade é a apresentação do Turistea como caso de sucesso em um evento nacional.

Estamos alcançando um público cada vez maior. Já estamos sendo reconhecidos em outros estados também. Agora, em agosto, vamos participar do Salão de Turismo Nacional, em São Paulo. É um congresso onde vamos apresentar o Turistea para todos os secretários de turismo dos estados”, informou a servidora responsável pelo projeto, Jane Lira.

As visitas técnicas e com os atendidos pelo Turistea ocorreram em pontos turísticos dos municípios do Cantá e Caracaraí, com objetivo de expandir as atividades para todo o estado. Entre os pontos visitados estão: Açaí do Serra e Trilha Zé de Nana; e Parque do Viruá.

Já as capacitações, voltadas a profissionais e estudantes de Turismo, ocorreram em Boa Vista ao longo de seis dias no mês de junho.                                                                                                                                                                 

Outras ações

Além dos atendimentos especializados individuais e coletivos, o Teamarr capacita profissionais e a sociedade em geral e realiza ações educativas para conscientizar o público sobre a comunidade atípica.

Ações como panfletagens, celebração de datas comemorativas e atividades esportivas compuseram a programação. Assim como a capacitação dos próprios servidores da unidade, para melhoria de atendimento.

Entre os destaques da programação voltada aos servidores esteve o Treinamento em Gestão de Comportamentos Inadequados e Primeiros Socorros com ênfase na Lei Lucas realizados em janeiro; Atualizações sobre Classificação Internacional de Doenças (CID 11) em fevereiro e o Workshop Neurobiologia do Autismo realizado no mês de março em abril.

Em seguida, no mês de maio, servidores participaram da Conta Amazonas 2025 & III Festival Amazonas de Turismo e, em julho, iniciaram a Formação Inicial em ABA e Comportamento Verbal.

Já para os pais e profissionais externos, o Teamarr realizou o Curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalho Pedagógico com educandos com Transtorno do Espectro Autista nos municípios Caracaraí, Rorainópolis, Iracema e Boa Vista, em fevereiro.

No mês de abril, a instituição promoveu a “Roda De Conversa Com Pais: Compreender Para Incluir” no Centro de Atenção Psicossocial do município de Mucajaí.

A equipe também realizou rodas de conversas com os temas “Conhecer para acolher e incluir” e encontros pedagógicos no mês de abril nas escolas estaduais Euclides da Cunha, Francisca Élzika de Souza Coelho, Maria Nilce Macedo e 13 de Setembro.

Por fim, em maio e junho, as visitas ocorreram em Pacaraima, Amajari, Mucajaí e Cantá com a capacitação de Trabalho Pedagógico com educandos com Transtorno do Espectro Autista. Ainda no 6º mês do ano, foi realizada a oficina “Artes Marciais: Desenvolvimento e Inclusão para Pessoas com TEA”.                                                           

Teamarr

O Teamarr é um centro especializado da Assembleia Legislativa de Roraima, que está inserido no Programa de Atendimento Comunitário do qual é presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

Entre as áreas especializadas disponíveis para atendimentos estão: Psicologia, Neuropsicologia, Nutrição, Psicopedagogia, Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia, além das atividades coletivas como a Terapia ABA, Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais e o Projeto Turistea.

O local oferece acolhimento, terapias e orientações a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de capacitação para familiares e profissionais da saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima / Eduardo Andrade / Nonato Sousa

SupCom ALE-RR