Proposições seguem agora para análise do Poder Executivo, que poderá sancionar ou vetar as medidas
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, em votação simbólica durante a sessão desta terça-feira (19), dois projetos de lei que tratam da promoção da saúde mental e da valorização do paradesporto no estado. As matérias foram apreciadas no plenário Noêmia Bastos Amazonas.
O Projeto de Lei nº 265/2024, de autoria do deputado Isamar Júnior (Podemos), institui a Semana Estadual do “Não Te Julgo, Te Ajudo”, a ser realizada anualmente na terceira semana de setembro. A proposta inclui a ação no calendário oficial de eventos de Roraima e tem como objetivo divulgar informações sobre diferentes transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e angústia, além de alertar para as consequências da automutilação e do suicídio.
Já o Projeto de Lei nº 267/2024, apresentado pelo deputado Armando Neto (Republicanos), estabelece o Dia Estadual do Paradesporto, a ser celebrado em 22 de setembro. Ao defender a matéria, o parlamentar destacou que a iniciativa busca dar maior visibilidade aos atletas e praticantes do esporte.
“Será de grande valor e reconhecimento para os desportistas dessa modalidade, que muitas vezes ficam à margem da sociedade. É nossa obrigação, como poder público, ter um olhar diferenciado para essa classe, que precisa ser reconhecida pela sua garra, força e superação”, defendeu Armando Neto.
Após a aprovação, ambas as proposições seguem para análise do Poder Executivo, que poderá vetar ou sancionar os projetos.
Fotos: Eduardo Andrade / Jader Souza / Nonato Sousa
SupCom ALE-RR