A ação promove integração e valorização da juventude, por meio do esporte e cultura
A praça do bairro Nova Cidade, em Boa Vista, se transformou em palco para diversos tipos de talentos da cultura e do esporte. Foi a 2ª edição do Conexão de Rua de 2025 que aconteceu na tarde deste sábado (26). O evento reuniu jovens de diferentes comunidades para uma tarde de competições e cultura urbana.
Ao todo, 17 alunos do Centro de Convivência da Juventude (CCJUV), da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram das disputas, representando a instituição em modalidades como futebol, basquete e batalhas de breakdance. A programação buscou incentivar a prática esportiva, o trabalho em equipe e a convivência social entre os participantes.
De acordo com o diretor do CCJUV, Márcio Vieira, eventos como o Conexão de Rua têm um papel importante no desenvolvimento dos jovens atendidos pelo Centro. Além de promover a integração também é uma forma de avaliar o desempenho dos alunos. “Não é a primeira vez que os jovens do CCJUV participam do Conexão de rua. Nós estamos trabalhando essa integração das crianças em diversas competições realizadas aqui no nosso Estado, isso motiva e incentiva”.
Thaisa da Silva, de 15 anos, é aluna da turma de breakdance, do CCJUV polo Buritis, desde o início do ano e já se destaca entre os colegas. Apaixonada pela dança urbana, a jovem participou de sua segunda competição como B-Girl.
“Em cada competição eu me entrego ao máximo, eu danço breakdance há quatro anos e isso é uma arte que tira muitas pessoas da rua e de maus caminhos. E para mim é uma coisa que faz bem para minha saúde”, destacou.
O projeto Conexão de Rua foi idealizado por Helton Borges, com o objetivo de promover a integração de crianças e jovens das periferias de Boa Vista, por meio de atividades esportivas e culturais. A iniciativa busca ocupar espaços públicos, como praças e quadras, oferecendo momentos de lazer e socialização para a comunidade. Segundo Borges, o foco é proporcionar experiências que aliam esporte, cultura e cidadania.
FUTEBOL
Os alunos da categoria sub-12, do Polo Buritis também brilharam nas disputas. Os alunos participaram dos amistosos que foram realizados na quadra society da praça. Quem brilhou em campo foi Pedro Miguel Torres, de 12 anos. Ele foi autor de um dos gols da partida e falou sobre a oportunidade de integrar o time.
“Nosso time está bem-preparado. Treinamos a semana toda para participar dessa competição e entramos em campo com muita garra”.
O deputado Armando Neto (União Brasil), esteve presente no evento representando a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE- RR). Durante a visita, o parlamentar acompanhou as competições e conversou com os organizadores, alunos e familiares que prestigiaram a programação.
“A Assembleia Legislativa está aqui, por meio do Centro de Convivência da Juventude, com alunos participando em diversas modalidades. Isso representa integração entre esporte, cultura e a valorização da juventude do nosso Estado e da nossa capital.”
Foto: Nonato Sousa
SUPCOM ALE-RR