A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) concedeu, na tarde desta sexta-feira (19), a comenda Orgulho de Roraima ao ex-atleta olímpico e professor de boxe, Ronaldo Silva, e à atleta olímpica da mesma modalidade, Rafaela Marques Silva, por seus destaques no esporte a nível local e nacional. A entrega ocorreu no Plenário deputada Noêmia Bastos Amazonas, na presença de familiares dos homenageados.
A indicação é do deputado e primeiro-vice-presidente da ALERR, Jorge Everton (União). Na cerimônia, o parlamentar enalteceu o trabalho da dupla e a dedicação de Ronaldo em ações sociais com crianças e jovens. “O Ronaldo tem feito um trabalho social incrível no Estado de forma silenciosa, por anos. Ele é um campeão e fez de sua família campeã também. A gente tem que abençoar as pessoas que trazem o nome de Roraima no peito”, ressaltou.
Como incentivador do esporte, durante a entrega das comendas, Jorge Everton se comprometeu a destinar emenda parlamentar ao projeto social de Ronaldo. “É um instituto no qual o Ronaldo leva crianças e jovens para treinar e ter condições de disputar campeonatos e até representar o estado fora. Quem sabe de lá não saiam grandes nomes, como o Thiago Maia, no futebol, o Thiagão no basquete, enfim. Estrelas que podem se destacar ainda mais com o fomento”, frisou.
São mais de 20 anos de ensinamentos e técnicas repassadas a mais de 250 alunos em Roraima. Nestas duas décadas, relembra o professor Ronaldo, são pessoas que acreditam no poder de transformação social do esporte, inclusive na própria vida.
“Foi esse esporte que me deu dignidade, que possibilitou criar minha família da melhor maneira possível, a estudar. Foi através dele que conseguimos nossa casa própria, nosso transporte. Minha esposa é professora por conta dele. Às vezes, vejo as pessoas destratando o esporte, e elas não têm ideia do que ele pode fazer na vida de alguém. Para mim, foi uma válvula de escape para sair da miséria e me tornar homem e pai. Vou guardar essa comenda com muito carinho”, declarou.
E esse amor seguiu de geração em geração. Rafaela falou da influência da família, mas que o desejo de lutar fluiu por “curiosidade”. “Eu via meus irmãos lutando e viajando, e quis essa experiência para mim. Desde 2021, estou nessa batalha”, disse.
Em quatro anos, a atleta coleciona diversas medalhas nacionais e internacionais. Além disso, se divide entre os treinos intensos e os estudos. Atualmente, cursa o sexto semestre da faculdade de Direito.
“O boxe na nossa vida representa força, além de ter mudado a nossa realidade. Como meu pai falou, foi uma válvula de escape. Lá atrás, quando ele entrou nesse mundo, agregou valor à toda a nossa família. Então, ter esse reconhecimento, para mim, é uma honra. É muito bom poder levar o nome do meu estado, tanto no Brasil quanto fora. Agora, é uma responsabilidade maior representá-lo”, avaliou Rafaela.
Conheça os agraciados
Rafaela Marques Silva nasceu em 6 de outubro de 2004, em Boa Vista, Roraima. Filha de Ronaldo Silva e Elizete Marques de Sousa, iniciou seus treinos de boxe ainda criança, sem o intuito de competir. No entanto, aos 13 anos, o desejo de lutar aflorou naquele momento, e seus treinos foram intensificados.
Em 2021, surgiu a oportunidade de competir no Campeonato Brasileiro, o que lhe rendeu o título de vice-campeã. Com ele, surgiu a oportunidade de ser chamada para compor a Seleção Brasileira Juvenil nas competições de 2022, como o Sul-Americano e, também, o Campeonato do Ginaíd, na Espanha, onde obteve a vitória, recebendo sua primeira medalha no boxe.
Em 2023, Rafaela ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial, sendo convocada para compor a equipe permanente e fazer parte do ciclo Olímpico 2023. No ano seguinte, a boxeadora foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro, e foi convocada para compor o Ciclo Olímpico, sendo campeã brasileira 2024, na categoria de 57 quilos.
Após esse momento, a atleta fez sua transição para a categoria 60 quilos e nessa nova categoria se tornou vice-campeã brasileira. Atualmente, está no Ciclo Olímpico, competindo entre as vagas para ser titulada pela Seleção para competir nas Olimpíadas.
Ronaldo Silva nasceu na cidade de Barra do Corda, MA. Filho de Maria Nazaré Silva e Raimundo Pereira da Silva, reside em Boa Vista há mais de 20 anos. Consigo, trouxe ao Estado grandes conquistas como técnico da modalidade boxe. Como professor, foram mais de 15 medalhas nacionais.
Também foi embaixador da Copa em Roraima, recebeu homenagens da Coca-Cola e Fifa por ser um símbolo de desempenho esportivo. Há mais de 10 anos tem um projeto social chamado “Projeto Atleta Olímpico”, que, atualmente, atende de maneira gratuita crianças e adolescentes de sete a 16 anos. Com isso, proporciona um espaço de lazer para que a juventude possa se desenvolver longe das más influências das ruas.
Vários atletas do projeto são medalhistas nacionais, obtendo medalhas e bolsa atleta federal. Esses recursos são usados para garantir o sustento desses jovens e suas famílias. Atualmente, Ronaldo Silva é presidente da Federação de Boxe Olímpico, e no seu mandato coleciona mais de 10 medalhas nacionais. Três de seus alunos e um técnico foram convocados para seleção brasileira.
Texto: Suzanne Oliveira
SupCom ALERR