A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, na sessão desta terça-feira (14), a entrega da Comenda Orgulho de Roraima e Moção de Aplausos para militares. A sessão ocorreu no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 57/2025 concede a honraria ao ex-prefeito de Rorainópolis, Geraldo Maria da Costa, em reconhecimento à sua trajetória política no município. A proposta foi apresentada pelo deputado Armando Neto (PL).
“Ao longo de quatro décadas de residência em Rorainópolis, o senhor Geraldo Maria da Costa construiu uma história de luta, respeito e compromisso com o bem-estar coletivo. Sua atuação exemplar o torna merecedor do reconhecimento desta Casa Legislativa, por meio da outorga da Comenda Orgulho de Roraima, símbolo da gratidão do povo roraimense àqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do nosso estado”, escreveu no projeto.
Já oPDL nº 117/2025, protocolado pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos), homenageia os profissionais do Cerimonial Público e Social do Estado de Roraima. Serão agraciados com a Comenda Orgulho de Roraima 34 servidores.
“Gostaria de agradecer a inclusão na Ordem do Dia, pois buscamos prestigiar nossas meninas da Assembleia Legislativa, que fazem um trabalho bonito, e outros profissionais do cerimonial. Esse PDL foi construído a várias mãos, com participação da Mesa Diretora, e fico feliz em ter esse pedido incluído em pauta”, defendeu Marcos Jorge na sessão.
Moções apreciadas
Também foi aprovada aMoção de Aplausos nº 35/2025, de autoria do deputado Coronel Chagas (PRTB), em homenagem aos PMs Silva Freire, Luiz Carlos e José Iury, integrantes do 1º Batalhão da Polícia Militar, que salvaram um bebê de quatro meses de vida, no dia 22 de setembro, que estava engasgado com leite materno, no bairro Cidade Satélite.
“Se fossem aguardar a chegada de socorro médico ou a ida até uma unidade de saúde, essa criança não ia resistir. Eles tiveram a iniciativa de realizar os procedimentos para salvar essa criança. Parabéns à guarnição e à Polícia Militar, que tem militares para agir em qualquer tipo de situação. Tenho certeza que encheu de orgulho a corporação e a sociedade, porque exige coragem para fazer a manobra para desengasgar. Isso dá segurança à população, que observa que temos policiais preparados”, disse Chagas.
Acompanhe as ações do Legislativo
Para saber tudo o que acontece na Casa Legislativa, basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e ocanal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é sóvisitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.







