No mês em que se intensificam as campanhas de prevenção ao suicídio no país, o podcast “Além do Plantão”, da TV Assembleia, abordará um tema pouco discutido: a saúde mental dos profissionais da segurança pública. A 23ª edição do programa será transmitida ao vivo nesta sexta-feira (12), às 15h, pelo canal 57.3 e também no YouTube (@assembleiarr).
Diretamente do estúdio Márcia Seixas da Rádio Assembleia, o podcast será mediado pelo jornalista Leoncio Monteiro e contará com a participação do delegado Marcos Albano, diretor do Departamento de Polícia Especializada da Civil de Roraima; Hércules Pereira, titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc); e da Cel. Carla Jordanna Rodrigues, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Também participarão a major Sandra Menezes, coordenadora do curso de abordagem técnica à tentativa de suicídio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), e a tenente Benedita Carvalho, coordenadora do Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial da Polícia Militar de Roraima (PMRR).
Conforme explicou o mediador do podcast, o grande objetivo desta edição é abordar o tema que ganha evidência com a campanha Setembro Amarelo, mas que é uma preocupação durante todo o ano. O jornalista ressaltou que o profissional de segurança também está sujeito ao estresse mental, assim como os profissionais das demais áreas.
“Tudo isso acaba refletindo no desempenho desses profissionais. E nada mais justo que nos sentarmos para discutir com autoridades da área da segurança pública as preocupações nesse sentido e o quanto que as instituições e os órgãos estão se movimentando e trabalhando para que esses problemas sejam solucionados ou, pelo menos, mitigados o máximo possível”, acrescentou Monteiro.
Entre os convidados, a major Sandra Menezes, do Corpo de Bombeiros, atentou para o estereótipo de que os profissionais da segurança são blindados e que não sofrem problemas de saúde mental. Por isso, segundo ela, é importante abordar o assunto, pois se tratam de seres humanos sujeitos a problemas reais.
“Trabalhamos tanto na prevenção quanto na posvenção [assistência àqueles impactados por um suicídio] e nosso objetivo é reforçar a importância do desabafo, de informar os primeiros sinais e de buscar ajuda, antes que se torne crônico, justamente porque na segurança pública a resistência é ainda maior, porque se tem a ilusão de que os profissionais não podem adoecer”, explicou.
Acompanhe o PodCast
Quem não puder assistir ao vivo poderá acessar o podcast no canal do YouTube (@assembleiarr) e nas plataformas TV ALERR Play, Spotify e Deezer. O programa faz parte de uma série de iniciativas da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa, que já produziu 22 podcasts abordando temas relevantes para a sociedade.
SupCom ALERR – 11.09.2025