ALE-RR concede tripla homenagem ao roraimense Samir Xaud, presidente da CBF

Compartilhe:

Maior dirigente do futebol brasileiro recebe as três principais honrarias do Legislativo estadual em cerimônia prestigiada por autoridades, esportistas e familiares

Em solenidade marcada por emoção e reconhecimento nesta terça-feira (8)o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Samir Xaud, recebeu três das mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), durante sessão solene no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Das homenagens, Samir Xaud recebeu a medalha Grande Mérito, proposta pelo deputado Armando Neto (PL); a medalha Mérito Especial, de autoria do deputado Jorge Everton (União); e a Comenda Orgulho de Roraima, iniciativa dos deputados Dr. Cláudio Cirurgião (União) e Coronel Chagas (PRTB).

Samir Xaud falou da emoção em retornar ao Estado natal após meses fora, e da alegria em ser homenageado pela sociedade local. “Este momento representa um sonho, especialmente para quem esteve ausente de Roraima por dois meses, após uma campanha desafiadora e gratificante. É emocionante reviver esses momentos e receber essas honrarias, é um prazer imensurável”, afirmou.

Xaud também destacou os próximos passos à frente da CBF, como a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista, que será viabilizado em parceria com a Fifa (em inglês, Federação Internacional de Futebol).

Estamos implementando um novo modelo de gestão descentralizado, em que todas as federações serão tratadas com igualdade. Com apoio da prefeitura e aprovação de lei municipal, conseguimos a doação de uma área de 30 mil metros quadrados. Nosso objetivo é inaugurar esse centro já no próximo ano”, revelou o presidente da CBF.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou que a homenagem representa o reconhecimento de todo o povo roraimense. Para ele, Samir leva o nome de Roraima além das fronteiras nacionais e internacionais, com competência, dedicação e profundo conhecimento do esporte.

A ascensão de Samir à presidência da CBF é uma conquista de todos nós. Ele é fruto de uma história marcada por esforço e legado familiar. Um roraimense que orgulha seu povo e que, hoje transforma o futebol brasileiro”, comentou.

Autor da medalha Mérito Especial, o primeiro-vice-presidente da Casa, deputado Jorge Everton (União), ressaltou a trajetória de Samir e a importância dele para história esportiva dPaís.

É um orgulho para Roraima ter um roraimense no topo da maior confederação esportiva do país. Samir não chegou por acaso. Ele conquistou seu espaço com competência, formação técnica e experiência. Sua atuação, tanto no esporte quanto na saúde pública, é motivo de admiração. Tenho certeza de que ele vai levar o nome de Roraima por todo o mundo”, ponderou Everton.

 

Força do futebol local

A homenagem também foi celebrada por representantes da comunidade esportiva. O pai do homenageado e presidente da Federação Roraimense de Futebol, Zeca Xaud, afirmou que a conquista é uma valorização do esporte local. “Samir tem feito de tudo para melhorar o futebol em nosso estado e esse reconhecimento engrandece Roraima”, afirmou.

Já para o presidente do Náutico Futebol Clube, Marcelo Pereira, a homenagem é um marco para a valorização do futebol no estado. “Com Samir à frente da CBF, conseguimos dialogar diretamente com quem entende nossas dificuldades. Ele abriu espaço para os clubes e tem nos dado apoio. Isso representa um avanço enorme para o futebol roraimense”, frisou.

Trajetória do homenageado

Aos 41 anos, Samir de Araújo Xaud é médico infectologista e especialista em medicina esportiva. Foi diretor do Hospital Geral de Roraima, secretário adjunto de Saúde de Boa Vista e presidente do Sindicato dos Médicos. Como esportista, foi atleta de futebol, jiu-jitsu e kart, além de gestor na Federação Roraimense, onde promoveu uma revolução no calendário esportivo do estado.

Foi eleito presidente da CBF em maio de 2025 com a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. O compromisso da nova gestão da CBF é com uma gestão descentralizada, profissionalizada e voltada para todas as regiões do país.

Fotos: Eduardo Andrade / Alfredo Maia / Marley Lima / Nonato Sousa / Alexsandro Carvalho

SupCom ALE-RR – 08.07.2025