Organizado pela Norte em Quadrinhos, o evento destaca talentos do segmento na região.
A premiação busca também incentivar a produção e a disseminação de histórias em quadrinhos que reflitam a identidade e as particularidades da Amazônia. Para o quadrinista Rhafa Porto, uma das mentes à frente da Feira Roraimense de Quadrinhos, o prêmio reforça o trabalho desenvolvido no Estado pelos artistas.
“Como entidade FEIRA, nos sentimos muito gratos desde a indicação. E ganhar o prêmio foi uma consagração de um trabalho árduo que está sendo visto e celebrado. Como pessoa, a sensação é de ‘copa do mundo’. Agora é estourar o champanhe e festejar. O prêmio é nosso!”, comemorou o quadrinista.
Em abril de 2025, a feira chegou à sua 4ª edição e contou com a presença de quadrinistas renomados, dentre e fora da região norte. Além disso, a iniciativa faz parte do Circuito Amazônico de Quadrinhos, cujo objetivo é valorizar a produção na região norte do país para o maior número pessoas possíveis e ampliar a conexão entre artistas e fãs a nível nacional.
Porto ressalta que o evento esse ano foi um sucesso, o que impulsiona todos os idealizadores a continuarem produzindo e organizando outras feiras. “A edição 2025 foi incrível. A maior e melhor desde 2023. Foi tudo muito positivo e gratificante. Já estamos nos preparativos para 2026, 2027, para mais cinquenta anos”.
- Para saber mais sobre a iniciativa, siga o perfil no Instagram: @feiraroraimensedequadrinhos.
O Prêmio — Criado em 2022 pelo portal Mapingua Nerd, o Prêmio Mapinguari de Quadrinhos contou com mais de 100 inscritos em oito categorias, destacando a diversidade e a riqueza da produção local: Melhor Desenhista, Melhor Roteirista, Melhor Arte-finalista, Melhor Colorista, Melhor Webquadrinho ou Webtirinha, Melhor Subproduto ou Adaptação de HQ e Melhor Quadrinho. O evento contou ainda com apoio da Prefeitura de Manaus e da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult).