SELETIVO DE ESTÁGIO: Inscrições para estágio em Direito da DPE-RR estão abertas

O seletivo é destinado a estudantes a partir do 5º semestre de Direito
Foto: Ascom/ALERR
Inscrições até 16 de março de 2026. Bolsa de um salário mínimo e auxílio-transporte de R$ 100

Compartilhe:

Da: ASCOM DPE-RR

A DPE-RR (Defensoria Pública de Roraima) publicou o edital para o 19º Processo Seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiárias e estagiários do curso de Direito, com vagas na capital e no interior. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (19) e seguem até 16 de março de 2026.

A seleção será conduzida pela Esdep (Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima). O estágio é extracurricular e destinado a estudantes matriculados a partir do 5º semestre do curso de Direito, em instituições reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e com unidade em Roraima.

As pessoas interessadas podem se inscrever de duas formas: pelo endereço eletrônico (www.defensoria.rr.def.br), no banner disponível no topo do site, ou presencialmente na Rua Coronel Pinto, nº 48, Centro, em Boa Vista, das 8h às 12h. antes de se inscrever, é necessário ler atentamente o edital de abertura, que traz todas as informações, documentos exigidos e prazos.

De acordo com o edital, a jornada de trabalho é de quatro horas diárias, totalizando 20h semanais, com duração inicial de até 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período. O estágio oferece bolsa-auxílio equivalente a um salário mínimo vigente, além de auxílio-transporte no valor de R$ 100.

O estágio proporciona aprendizado prático nas áreas em que a DPE atua, com supervisão de defensoras e defensores públicos. As atividades podem ocorrer nas áreas cível, criminais, na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, nas Especializadas da Mulher e da Saúde, bem como nas unidades defensoriais do interior.

Segundo o defensor público-geral, Oleno Matos, a Defensoria também é uma escola de atuações jurídicas. “O estágio forense permite que os estudantes vivenciem a prática jurídica, com acompanhamento direto de defensoras e defensores públicos. É uma oportunidade de aprender na rotina real da instituição e compreender, na prática, o que significa garantir direitos”, frisou.

Oleno lembrou que o edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas negras e vagas para candidatos indígenas. “Cada modalidade possui requisitos específicos previstos no edital. Por isso, é fundamental que todas e todos leiam com atenção cada item, para concorrer corretamente às vagas destinadas às cotas, que correspondem a 10% em cada categoria”, alertou.

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO: O processo seletivo ocorre exclusivamente por meio da análise do coeficiente de rendimento acadêmico, considerando as médias obtidas do 1º ao 4º semestre do curso. Candidatas e candidatos que apresentarem média inferior a 7,0 serão eliminados. Em caso de empate, terá preferência o candidato com maior idade e, persistindo o empate, quem estiver em período mais avançado do curso.