Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são o público-alvo da campanha permanente de doação de material escolar retomada nesta segunda-feira (12) pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A iniciativa, batizada de “DPE no Caminho da Escola”, chega à quarta edição, cujo objetivo é atender estudantes que não têm condições de iniciar o ano letivo com os itens básicos para acompanhar as aulas.

A campanha recebe doações de cadernos, papel A4, lápis, lápis de cor, canetas, borrachas, apontadores, canetinhas hidrográficas, mochilas e outros materiais que possam ser utilizados em sala de aula. Além da comunidade interna da DPE, o projeto conta com a colaboração da comunidade em geral, que pode contribuir com itens necessários para a educação do aluno e da aluna.
“Algumas unidades já têm a tradição de receber esse apoio, voltado a crianças de famílias em situação de vulnerabilidade. A arrecadação é feita com a colaboração de servidoras e servidores da Defensoria e da sociedade civil. Em todas as edições temos obtido muito êxito, tanto na capital quanto no interior”, explicou a corregedora-geral da DPE-RR, Lenir Rodrigues.
Para a servidora da DPE-RR, Islândia Azevedo, a doação representa um incentivo essencial para o início do ano letivo. “Os kits têm itens básicos que uma criança precisa para começar o ano escolar. É uma campanha muito bonita, e cada pessoa pode montar um kit para ajudar. Todas as crianças ficam felizes com essa doação”, destacou.

Ela também reforçou o convite para que a comunidade em geral “participe da iniciativa e contribua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.
Os materiais arrecadados já vêm fazendo diferença em escolas atendidas pela campanha. O gestor da Escola Estadual Gonçalves Dias, Waldo Henrique, que recebe os donativos há dois anos consecutivos, destacou a importância da parceria com a Defensoria Pública.
“Essa parceria com a Defensoria Pública, na pessoa do defensor-geral Oleno, é de suma importância, especialmente para atender alunas e alunos em situação de vulnerabilidade social. Os materiais arrecadados são distribuídos para que nenhuma estudante ou nenhum estudante fique sem caderno ou material escolar e possa continuar estudando. Além do ensino, também nos preocupamos com a questão social. Agradecemos à Defensoria, pois esse apoio ajuda muito a escola e as alunas e os alunos, que reconhecem e valorizam essa contribuição”, reforçou.
As doações podem ser entregues nos pontos de coleta distribuídos nos prédios da DPE-RR em Boa Vista.
l Prédio Administrativo: Rua Cecília Brasil, nº 269 – Centro
l Prédio da Administração Superior: Av. Ville Roy, nº 4308 – Aparecida
l Prédio Cível: Av. Sebastião Diniz, nº 1165 – Centro
l Prédio Criminal: Rua Soldado PM Arineu F. Lima, nº 1415 – Caranã







