A Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou na sexta-feira, 14, o Workshop “Roraima 2030: Aceleradores e Gargalos para o Progresso dos ODS”. O evento reuniu gestores públicos de diversas áreas para um diálogo focado em identificar estratégias que superem obstáculos e otimizem as ações voltadas para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Estado.
O workshop foi um espaço para a troca de experiências e o planejamento colaborativo, visando traçar caminhos mais eficientes para a implementação das metas estabelecidas pela Agenda 2030.
As oficinas foram divididas em eixos que abordaram os temas Gestão e Economia, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Bem-Estar, Educação, Segurança, Infraestrutura, Ciência, Tecnologia e Inovação.
A secretária Tânia Soares, destacou que o workshop é um espaço para o diálogo e troca de experiências para a construção de um Estado mais sustentável.
“Estamos aqui para identificar o que funciona, o que precisa ser melhorado e como podemos, juntos, avançar de forma mais eficaz rumo a um Roraima mais desenvolvido e alinhado com as metas globais. Ao trazer gestores públicos para discutir estratégias, estamos ativamente buscando formas de superar os obstáculos e otimizar nossas ações”, declarou.

Plano de Desenvolvimento Sustentável
Segundo o encarregado da governança socioambiental, Hermes Vissotto, em dezembro de 2020, o Governo de Roraima lançou o Plano de Desenvolvimento Sustentável Roraima 2030, alinhado à Agenda 2030 da ONU, detalhando a visão de excelência para o estado até o referido ano.
“Foi realizado um workshop inicial com técnicos das secretarias para a identificação da matriz SWOT [Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças] essencial para a execução do plano e o alcance dos ODS. Atualmente, estamos utilizando o Diagrama de Pareto para priorizar os pontos levantados, visando otimizar esforços e alcançar 80% dos resultados desejados para o plano”, disse.

ODS da ONU
Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. O processo foi liderado pela ONU e envolveu os 193 Estados Membros, cujo grupo o Brasil faz parte, e a sociedade civil local. O Brasil incluiu mais um ODS que trabalha a promoção da igualdade étnico-racial.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima






