A Uerr (Universidade Estadual de Roraima celebrou, nesta segunda-feira, 10, seus 20 anos de fundação com uma solenidade na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima). O evento reuniu professores, estudantes, servidores e autoridades, com homenagens, reconhecimento e o anúncio de novos planos para o futuro.
Durante a cerimônia, o reitor da UERR, Prof. Dr. Cláudio Travassos, apresentou um panorama das conquistas da universidade e anunciou as metas para a próxima década, estruturadas em três pilares estratégicos: inovação, interiorização e internacionalização.
“Todas as ações da atual gestão estão estruturadas nesses três eixos, que vão permitir uma guinada na área acadêmica, especialmente com o estímulo à pesquisa e à extensão”, explicou o reitor.
Atualmente, a Uerr oferece 26 cursos de graduação em Boa Vista e se prepara para ampliar a oferta no interior. O campus de Rorainópolis deve receber novos cursos, como Direito, Enfermagem, Pedagogia e Medicina Veterinária. A reativação dos campi de São João da Baliza e Caracaraí também está entre as prioridades.
Ampliação de vagas
Outro destaque é o fortalecimento da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e dos cursos de EaD (Educação à Distância), já ofertados em 16 municípios. Travassos comemorou ainda o recorde de ocupação das vagas no último vestibular, com 670 novas matrículas preenchidas.
“Foi o primeiro processo seletivo com ingresso no segundo semestre, sem concorrer com o Enem, e o resultado foi excelente. Nossa meta é chegar a cerca de 4 mil alunos presenciais até 2027, garantindo não apenas o ingresso, mas também a permanência dos estudantes”, ressaltou.
Para isso, a universidade vem investindo em bolsas de trabalho, programas de apoio e incentivo à pesquisa e extensão, e na expansão da pós-graduação, que atualmente conta com quatro mestrados e dois doutorados.
Homenagens
Entre os homenageados, estava a professora Tatiana Marie Martins, do Colegiado de Tecnologia e Ciências Agrícolas, que há mais de dez anos integra o corpo docente da Uerr. Ela destacou a importância da universidade em sua trajetória profissional e pessoal.
“A Uerr foi o meu primeiro emprego como professora. Aqui tive muitas experiências e oportunidades, inclusive de atuar nos cursos do interior, como em Rorainópolis, e agora também em Boa Vista. Foi um divisor de águas na minha vida, pois eu vinha de uma formação mais voltada à pesquisa e, na universidade, pude descobrir e vivenciar plenamente à docência”, afirmou.
Tatiana também ressaltou a satisfação de acompanhar o crescimento dos alunos formados pela instituição.
“É um processo muito bonito. Temos egressos que hoje estão no mercado de trabalho, fazendo pós-graduação e colhendo os frutos da formação que receberam aqui. Fazer parte da história deles é algo muito significativo”, completou.
SECOM RORAIMA
TEXTO: Ascom/UERR







