Projeto “La voz dos Refugiados” visitam estrutura de comunicação da ALERR

Iniciativa da AVSI Brasil, em parceria com a ONU e o Governo Federal, busca capacitar migrantes e promover integração por meio da informação

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Superintendência de Comunicação (SupCom), recebeu, nesta terça-feira (11), um grupo de refugiados e migrantes que integram o projeto “Rádio La Voz de los Refugiados”, desenvolvido pela AVSI Brasil, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Durante a visita guiada, os participantes conheceram a estrutura da TV e Rádio Assembleia, bem como o plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, onde são realizadas as sessões legislativas. A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência prática sobre o funcionamento da comunicação pública e o papel do Legislativo Estadual.

  

A gerente de Relações Institucionais da ALERR, Gabriela Vital, acompanhou o grupo e explicou que a ação fortalece a troca de experiências, além de aproximar os visitantes da rotina do Parlamento.

Já é a segunda visita guiada que fazemos com os integrantes desse projeto. Eles vêm conhecer o Parlamento e acompanhar de perto como acontecem as gravações e os programas de rádio e TV para levar um pouco dessa vivência ao projeto deles. É sempre um prazer receber grupos que desejam entender o funcionamento do Legislativo e da nossa comunicação”, destacou Gabriela.

A analista de comunicação da AVSI Brasil, Ayme Tavares, contou que o projeto teve início em 2020, durante a pandemia, com o objetivo de combater a desinformação entre os refugiados.

O projeto começou para combater as fake news nos abrigos da Operação Acolhida e, ao longo do tempo, se transformou em uma rádio comunitária com cerca de 30 voluntários. Hoje, o principal objetivo é empoderar essas comunidades e aproximar os migrantes dos seus direitos por meio da comunicação”, explicou.

Entre os mais de 20 integrantes da comitiva, estava o venezuelano Federico González, que vive há um ano no Brasil e voltou a sentir o clima dos tempos em que era locutor esportivo em seu país.

Me interessou bastante essa atividade. Fiquei feliz porque sou locutor e narrador de jogos na Venezuela e pude reviver isso aqui. Conhecer os estúdios da TV e da rádio foi incrível, primeira vez que visito uma televisão em funcionamento dentro da Assembleia”, afirmou.

A ação faz parte do primeiro dia de uma série de capacitações voltadas à comunicação e integração dos migrantes em Roraima.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR