Há dois anos, Valentina Portela, hoje com 6 anos, foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mãe, a policial civil Gizelda Portela, lembra que o diagnóstico veio após a família perceber a dificuldade de interação e na fala da menina. Gizelda afirma que não teve apoio do plano de saúde e ficou sabendo, por meio de amigos, das atividades do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) e enxergou no balé a oportunidade de ajudar a filha a desenvolver habilidades sociais.
“Hoje, ela tem uma evolução considerável. Colocamos no balé e na terapia, e o balé foi a atividade que a deixou mais solta, mais leve, ela interage melhor com as outras crianças. É um programa super válido, e eu sou muito grata ao trabalho da Assembleia Legislativa. É um projeto ótimo! Ela participa desde o início do ano e, a cada dia, percebemos a evolução gradativa na vida dela. Ela sempre pede para ir para o balé, até mesmo nos dias em que não tem aula. Eu fico muito feliz”, afirma a mãe.
Esta reportagem faz parte da campanha “Sente, Cuida e Faz”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que traduz o papel humanizado e transformador na vida das pessoas por meio de leis e programas sociais. O conceito resume a atuação da Casa nos últimos anos: sentir as necessidades da população por meio da escuta ativa, cuidar da sociedade por meio de programas sociais e fazer a diferença na vida das pessoas com ações concretas e resultados visíveis.
A Assembleia Legislativa conta atualmente com 10 programas permanentes: Centro de Convivência da Juventude (CCJuv); Escola do Legislativo (Escolegis); Secretaria Especial da Mulher, onde estão inseridos o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e o Centro Reflexivo Reconstruir; Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Programa Fiscaliza; Procon Assembleia; Centro de Apoio aos Municípios (CAM); Programa de Atendimento Comunitário com o Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr; Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem); e Programa de Bem-Estar Animal.

Espaço que acolhe e cuida do futuro de Roraima
O CCJuv foi criado com a finalidade de atender crianças, jovens e adultos, com atividades de cultura, lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas. O programa atende a diversas faixas etárias, em polos na capital e em municípios de Roraima. Atualmente, o centro conta com mais de 6 mil matrículas ativas.
Entre as modalidades oferecidas gratuitamente estão: balé, ginástica rítmica, breakdance, pop, teatro, coral, teclado, violão, violino, badminton, karatê, jiu-jítsu, judô, capoeira, futebol, futsal, vôlei, treino funcional e zumba.

Vida transformada
A transformação na vida de Josemith Valentina Urosa Gonzalez, de 10 anos, é perceptível. E isso quem afirma é ela mesma, que hoje está matriculada nas aulas de balé e capoeira, no polo Pedra Pintada.
“Eu era tímida, calada, medrosa, achava que eu não era capaz, não tinha amigos. E agora não. Eu sou feliz, tenho muitos amigos, minha vida mudou em tudo. Me senti acolhida quando consegui essa vaga. Espero que outras pessoas possam fazer parte das aulas e não desistam de fazer aquilo que elas gostam”, disse Josemith, acompanhada por Rose Salaya, responsável que a traz caminhando do bairro Said Salomão até o polo.
Alunos contam agora com atendimentos de psicologia e odontologia
Neste ano, o CCJuv anunciou a implementação de atendimentos de psicologia e odontologia para alunos dos polos. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado com a Faculdade Cathedral, que disponibilizará acadêmicos dos dois cursos para realizar as consultas. Os atendimentos semanais ocorrem a partir de situações identificadas pelos instrutores durante as atividades no CCJuv, instruídos para isso.
“A gente observou, por várias razões, crianças com transtornos, que sofrem bullying de diferentes naturezas, inclusive no ambiente familiar. Eventualmente, nos deparamos com casos bastante sérios. Por isso, entendemos que seria de grande valia oferecer esse suporte emocional aos alunos”, destacou a superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto.
Sobre vagas
Para saber se há vagas disponíveis e para quais modalidades, ligue no Call Center da Assembleia: 0800 006 0670.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Josué Ferreira
SupCom ALERR







