“Educar é Prevenir” encerra programação de 2025 em novembro

Projeto da Assembleia Legislativa de Roraima já alcançou 60 escolas desde o início de sua criação, em 2017
Foto: Alfredo Maia e Jader Souza

Compartilhe:

O projeto “Educar é Prevenir”, do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), encerrará sua programação de 2025 em novembro, tendo alcançado 60 escolas desde o seu início, em 2017. A proposta nasceu com o objetivo de capacitar a comunidade escolar para o enfrentamento do tráfico humano.

As próximas unidades educacionais a receberem o projeto serão a Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende, de 6 a 10 de outubro; o Colégio Estadual Militarizado Professora Conceição da Costa e Silva, de 20 a 24 de outubro; e a Escola Estadual América Sarmento Ribeiro, de 3 a 6 de novembro.

O cronograma de atividades, que ocorre ao longo de quatro dias, inclui distribuição de panfletos informativos, capacitação de gestores, professores e líderes de sala, e roda de conversa com entidades da rede de proteção e segurança do estado.

Entre esses parceiros, estão conselhos tutelares, a Secretaria Estadual de Educação, a Polícia Rodoviária Federal e Civil, o Tribunal de Justiça de Roraima, além de organizações como a Rede Um Grito Pela Vida, Cáritas Diocesana e Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O projeto tem a finalidade de empoderar a comunidade escolar, entre gestores, corpo discente e docente, servidores efetivos e terceirizados e a comunidade em geral, oferecendo capacitações para atuar no enfrentamento ao tráfico de pessoas e suas modalidades, gerando conhecimento, habilidade, mudando concepções e práticas.

Conforme o coordenador do projeto, Glauber Batista, mais de 3,3 mil gestores, professores, líderes de sala e alunos foram alcançados pelo “Educar é Prevenir” ao longo desses anos. Entretanto, ele estima que esse número seja muito maior, uma vez que essas pessoas se tornam multiplicadoras de informação.

É um número muito importante, que reflete um trabalho único realizado em Roraima. Quando iniciamos, não tínhamos a dimensão que alcançaríamos tantas pessoas, mas a Assembleia Legislativa abraçou a ideia e teve um ótimo resultado”, complementou.

Onde procurar

Para solicitar ações do projeto “Educar é Prevenir” e de outras iniciativas do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, basta entrar em contato pelo número (95) 98402-1493 ou se dirigir à sede da unidade, localizada na avenida Ville Roy nº 5717, sala 112, 1º andar.

Texto: Bruna Cássia

SupCom ALERR –