O hidrômetro é utilizado pela companhia para averiguar o volume de água consumido ao longo do mês pelo imóvel e, assim, calcular o valor a ser faturado de acordo com os tarifa praticadas pela empresa, que atualmente tem a quarta mais baixa do Brasil: R$ 38,65 para cada 10 mil litros de água consumidos.
“O combate a perdas de água tratada no sistema de distribuição é uma das principais frentes de atuação da Caer, trabalho que requer grandes investimentos e traz vantagens significativas, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social” destacou o presidente da Caer, James Serrador.
Em cinco anos, a Caer adquiriu 65 mil hidrômetros. Em 2020, foram comprados e instalados 45 mil medidores e em 2025, mais 20 mil medidores foram adquiridos, desses, 10 mil já foram entregues a Caer nos últimos quatro meses e estão sendo instalados de forma gradativa tanto na capital, quanto no interior, garantindo a medição transparente do consumo e reduzindo as perdas de água tratada.
A substituição dos equipamentos garante uma medição correta para faturar e cobrar pelo produto que é entregue ao consumidor de forma justa, reduzindo substancialmente as perdas e contribuindo para a eficiência da empresa.
SECOM RORAIMA