A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) realizou a entrega da premiação aos filhos de reeducandos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), que participaram do concurso de desenho que faz parte do projeto “Pai e Filho: Desenhando Amor”.
A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo). O evento contou com a participação de representantes da DPE-RR (Defensoria Pública de Roraima) e da Ouvidoria Geral do Estado.
O concurso foi idealizado para promover a aproximação familiar entre pais, privados de liberdade, e seus filhos, por meio da arte. No próximo dia 29, o mesmo evento ocorrerá na CPMBV (Cadeia Pública Masculina de Boa Vista).
Dessa primeira edição, participaram 12 crianças, meninos e meninas, de quatro a 12 anos de idade. O primeiro colocado recebeu certificado, exposição do desenho, kit simbólico (artes/livros), brinde e troféu. Do 2º ao 5º lugar: certificado, brinde, troféu, exposição do desenho e mensagem ao pai.
A diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania da Sejuc, Maria José da Conceição, destacou que o projeto é importante para a secretaria, porque permite o fortalecimento dos laços familiares entre os reeducandos e suas esposas e filhos.
“A nossa ideia é proporcionar esse momento, esse encontro, pois sabemos que essa ação é feita para o fortalecimento de vínculos familiares e que também faz parte do processo de reintegração social, para que esses homens saiam daqui e sejam acolhidos lá fora”, comentou Maria José.
A diretora acrescenta que a Sejuc pretende realizar a segunda edição do projeto em 2026, com a participação de mais crianças e famílias envolvidas.
“Vamos fazer algo maior, porque o nosso objetivo é trazer as famílias para fortalecer o cumprimento da pena, a reintegração social e diminuir a reincidência criminal”, ressaltou.
Os vencedores eram chamados para receber a premiação, quando, tanto o pai quanto a criança, deixavam seus nomes no desenho.
Garota de seis anos vence concurso de desenho da Sejuc
A pequena Cecília, de apenas seis anos, foi a grande vencedora do concurso de desenho “Pai e Filho: Desenhando Amor”. Para quem olha o desenho, feito em uma folha de ofício A4, não imagina o quanto representa para a garota.
“Fiz eu e meu pai”, comentou a garota, dizendo que não foi difícil fazer o desenho e que ficou feliz em ganhar o primeiro lugar.
Mateus, pai de Cecília, disse que a iniciativa da Sejuc é fundamental porque o aproxima cada vez mais da minha família.
“Esse momento em família tem uma importância muito grande, porque faz a gente refletir os erros que cometemos. Quero sair daqui um novo homem, restaurado, para voltar para o seio de meus familiares”, ressaltou.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Secom Roraima