Consultas médicas, orientações jurídicas e cuidados com a beleza marcam o dia especial dedicado aos moradores do município
Em mais uma ação da Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), a Caravana Agosto Lilás chegou ao município de Normandia nesta sexta-feira (15). Foram mais de mil atendimentos voltados à saúde, beleza, bem-estar e segurança da mulher.
O trabalho começou às 7 horas, com a participação de todos os parceiros reunidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. A secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), esteve presente acompanhando as ações e reafirmando o compromisso da Casa Legislativa em levar seus serviços a todos os municípios de Roraima.
“Estamos levando um pouquinho do Chame para cada município. A gente acredita que não está só levando atendimento, como também está levando palestras sobre violência doméstica, porque esse é nosso trabalho dentro do Chame: é trabalhar todos os dias para divulgar e diminuir o feminicídio e a violência doméstica.” reforçou a deputada.
A diretora da Secretaria Especial da Mulher (SEM), Glauci Gembro, destacou a importância de a caravana chegar ao município como instrumento de conscientização às pessoas, assim como da prestação de serviços. “Além de estarmos falando dessa não violência, mostrando a rede de apoio para a população, trouxemos vários serviços médicos. É uma alegria ver tantas pessoas aqui, sendo ajudadas com tantas especialidades.” comemorou.
Esforço conjunto
Para conseguir suprir a demanda proposta pela Caravana Agosto Lilás, foram necessárias parcerias entre o poder Legislativo, Secretaria Estadual da Saúde, Câmara Municipal e Prefeitura de Normandia.
Na área da saúde, seis especialidades foram selecionadas: cardiologia, ginecologia, urologia, ginecologia, oftalmologia e pediatria, somando 750 senhas disponibilizadas para atendimento médico. A logística dessa movimentação ficou por conta do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, dirigido por Genival Ferreira.
“Veio uma equipe um dia antes para montar, para quando chegassem aqui já estar tudo prontinho para os atendimentos. Esses atendimentos, quando você vai regular no sistema comum, demoram às vezes para conseguir e, hoje no município, trazendo essas especialidades até aqui, além de esvaziar a fila no [Hospital] Coronel Mota, a gente atende a necessidade do município aqui na casa”, explicou Genival.
Cuidando da saúde e da beleza
A busca pelos atendimentos de saúde foi grande e quem chegou cedo para garantir vaga aproveitou para desfrutar de outros serviços, como a Débora Braga. A servidora pública foi em busca de oftalmologista e já reservou um tempo para cuidar da beleza.
“Eu vim aproveitar o atendimento do oftalmologista e outros atendimentos também, como o corte de cabelo e sobrancelha. Trouxe minha filha para aproveitar aqui para fazer a pintura, e é muito bom”, contou animada.
Programas da ALERR presente
Os programas da Casa Legislativa não ficaram de fora. A equipe multidisciplinar do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) foi responsável por uma manhã de atendimentos individualizados, com orientações jurídicas e apoio psicológico, como explica Hannah Monteiro, diretora do centro.
“Esse tipo de ação é importante porque assim a gente consegue ficar mais próxima das pessoas e trazer as informações sobre violência doméstica de forma mais leve”, ressaltou.
Outro destaque da caravana foi a doação de cabelos para o Mechas de Esperança, programa permanente da SEM, que produz e distribui, de forma gratuita, perucas para mulheres que necessitem do acessório. Os cortes para a doação foram feitos por meio do projeto Realçando Beleza, idealizado por Thyago Marinho.
“A gente sempre está envolvido nessas ações que a secretaria está levando. A gente leva serviços de corte, escova, esmaltação de unha, maquiagem… Serviços que valorizam a mulher e elevam a autoestima de cada pessoa”, destacou.
Com os atendimentos acontecendo em um ambiente compartilhado, até mesmo quem não conhecia a proposta se mobilizou para ajudar, como foi o caso da autônoma, Elizia Jorge, que se interessou pela campanha ao presenciar uma outra doação.
“Eu vi a primeira moça fazendo a doação e senti que queria fazer. Eu sei que é por uma boa causa mesmo, que tem gente que precisa. Que faça um bom uso e cuide bem do meu cabelo”, contou satisfeita.
A Secretaria Especial da Mulher funciona em duas localidades no estado: Em Boa Vista, na avenida Santos Dummond, 1470, bairro Buritis. Em Rorainópolis. Na avenida Dra. Yandara, nº 3.058, Centro.
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR