A Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) iniciou a entrega de 25 barcos equipados com motor de rabeta e remo para comunidades indígenas. A ação, executada pelos servidores do setor de transporte da secretaria, beneficia diretamente 649 famílias e mais de 3.200 pessoas em seis municípios: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Caroebe, Pacaraima e Uiramutã.
A entrega continua a ação realizada no dia 5 de agosto, quando foram apresentadas as embarcações, além de 15 kits completos de casas de farinha e nove chocadeiras elétricas. O Investimento foi feito integralmente com recursos do Tesouro Estadual e integra três projetos da Sepi: Kanau (embarcações), Ke’se (casas de farinha e Kariu’wana (chocadeiras), voltados ao incentivo à produção sustentável e à logística nas comunidades indígenas.
As comunidades já contempladas com os barcos nesta etapa são:
- Alto Alegre: Mahelepi, Paxokymae, Budú, Yakeplaopi
- Amajari: Araçá
- Boa Vista: Vista Alegre
- Pacaraima: Lagoa
- Uiramutã: Canã, Kokko Paru, Cumaipá, Laje, Nova Esperança, São Luiz, Urinduk, Waronkaren, Barro, Willimon, Monte Muriá II, Tapá, Boa Vindas, Kuma-pai, Água Fria e Flexal
Ainda receberão os barcos as comunidades Tigre (Pacaraima) e Jatapuzinho (Caroebe). A secretária dos Povos Indígenas, Síria Mota, ressaltou a importância da ação para o dia a dia das comunidades.
“A entrega dos barcos às comunidades indígenas está sendo realizada, trazendo mais agilidade, segurança e comodidade no transporte. Agora o escoamento da produção de alimentos, o transporte escolar, a remoção de pacientes e atendimentos sociais acontecem de forma mais rápida e eficiente, beneficiando diretamente o dia a dia de todos os povos indígenas”, afirmou.
Agricultura familiar indígena
Além das embarcações, a Sepi mantém ações integradas com outros órgãos estaduais, como o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) para fortalecer a produção agrícola.
Entre as iniciativas, estão 154 polos de plantio de mandioca com áreas mecanizadas, 125 polos de produção de aves com distribuição de 25 mil frangos e ração, 1.800 hectares de grãos cultivados e novos plantios de cacau no Sul de Roraima com articulação para incluir o café como nova frente produtiva.
Também houve a entrega de 14 caminhões para escoamento da produção indígena, em parceria com a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e cooperativas locais.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Ascom/Sepi