Programação inclui praça da nutrição, jogos, brincadeiras, visita guiada e corrida infantil
Na AgroBV 2025, o aprendizado e a diversão também têm lugar garantido para os pequenos. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) está com uma programação especial voltada ao público infantil, com atividades lúdicas, interativas e educativas durante todos os dias de evento no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento.
Voltado para crianças de 2 a 12 anos, o espaço conta com playground, pintura livre, jogos de tabuleiro, além de um circuito especialmente planejado para promover o contato com o campo, a agricultura familiar e a alimentação saudável.
Entre os destaques está a Pracinha da Nutrição, organizada pelo Setor de Nutrição da SMEC, que busca aproximar as crianças dos alimentos naturais e incentivar hábitos alimentares saudáveis desde cedo. A iniciativa destaca o papel da merenda escolar e valoriza os produtos provenientes da agricultura familiar local.
Vivência e aprendizado no campo
O espaço dedicado às crianças dentro na AgroBV reforça o compromisso da Rede Municipal de Ensino com o aprendizado além da sala de aula, como destacou o secretário de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira.
“Pensamos em cada detalhe para que as crianças tenham uma experiência completa e significativa na AgroBV. Desde as brincadeiras à Praça da Nutrição, tudo foi planejado para promover conhecimento de forma lúdica, incentivando hábitos saudáveis e valorizando o trabalho do campo. Essa vivência fortalece o vínculo das nossas crianças com a educação, com a natureza e com o papel de cada um na construção de um futuro mais consciente”, disse.
Entre as atrações da Pracinha estão a Amarelinha Nutritiva, o Quiz da Nutrição, a Feirinha de Frutas com degustação e os bonecos interativos, que ajudam os pequenos a diferenciarem alimentos saudáveis dos ultraprocessados, de maneira lúdica e acessível.
Protagonismo infantil na AgroBV
Visitando a AgroBV pelo quarto ano consecutivo, a autônoma Rebeca Almeida levou a filha Ana Liz, de 6 anos, que é autista, para aproveitar o espaço dedicado às crianças. Para ela, a cada edição, o evento se torna mais completo e acolhedor para todas as famílias.
“Viemos desde a primeira edição e a prefeitura se supera a cada ano. Esse ano com a pracinha da nutrição está incrível, especialmente para a criança autista. A integração, a forma lúdica da apresentação dos alimentos e pratos saudáveis é tudo incrível,” destacou.
Filha de agricultor, Rebeca também valorizou o evento como um espaço de lazer e reconhecimento do setor agro. “A gente aguarda o ano inteiro para vir. As crianças ficam animadas e já colocam a data no calendário. E acho importantíssimo ver esse espaço que valoriza o agronegócio e o pequeno produtor. Isso representa muito para quem viveu no campo, como meu pai,” completou.
Quem também visitou a AgroBV pela primeira vez foi a servidora pública Adilsa Marialva, acompanhada do filho Júlio César, de 11 anos. Ela elogiou a estrutura e a organização do evento.
“Depois do passeio ao sol, esse espaço para as crianças descansarem é maravilhoso. Tudo está muito bonito, muito bem pensado. Aproveitei meu último dia de férias para vir com meu filho e foi uma excelente escolha,” disse.
O pequeno Júlio também aproveitou cada momento. “Gostei muito da fazendinha, dos bichinhos e da organização. Tiramos muitas fotos, principalmente no campo de girassóis,” contou, animado.
Diversão e movimento com a AgroRun Kids
A criançada também vai poder participar de um dos momentos mais animados do evento: a AgroRun Kids, corrida infantil que acontece neste sábado, 2 de agosto, às 8h30, no entorno do CDT. A atividade é voltada ao público de 4 a 12 anos e contará com percursos adaptados, medalhas de participação e muita energia.
Escolas municipais visitam a AgroBV entre 4 e 8 de agosto
Além da visitação aberta ao público geral, entre os dias 4 e 8 de agosto, cerca de 20 escolas da Rede Municipal de Ensino visitarão a AgroBV em horários organizados nos turnos matutino e vespertino.
As crianças participarão de uma rota guiada que inclui visita ao Campo de Girassóis, ao campo experimental com cultivares desenvolvidas no CDT, à Fazendinha, aos espaços lúdicos e à Pracinha da Nutrição, ampliando o conhecimento de forma prática e interativa.