O São João no Parque Anauá 2025 também é espaço para o conhecimento e a inovação. Durante os dias de programação, a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) participa do evento com um estande interativo voltado à divulgação do Amazontech 2025, o maior evento de ciência, tecnologia e inovação da Amazônia Legal, que será realizado em setembro, em Boa Vista.
Localizado na Arena Gourmet, o estande da Faperr convida o público a conhecer de perto os temas centrais do Amazontech, como sustentabilidade, empreendedorismo e soluções tecnológicas para os desafios da região amazônica. Além disso, a Fundação instalou um espaço próprio ao lado da arena, onde visitantes podem tirar dúvidas sobre chamadas públicas, programas de incentivo à pesquisa e outros projetos desenvolvidos pela instituição.

“A gente vive em um território estratégico para o mundo. Por isso, é fundamental que Roraima saiba explorar, de forma responsável e inovadora, todo o seu potencial tecnológico e sustentável”, destacou o gerente da Unidade de Projetos Especiais do Sebrae Roraima, Wharlison Aguiar. A entidade é parceira da ação.
A participação da Faperr no São João no Parque Anauá também reforça o compromisso de aproximar a ciência do cotidiano da população. De maneira acessível, o espaço apresenta informações sobre o Amazontech e mostra como instituições como Sebrae, Embrapa e UFRR estão unidas em torno da construção de um futuro sustentável para a Amazônia.
O evento está marcado para ocorrer entre os dias 4 e 6 de setembro, na Universidade Federal de Roraima, reunindo pesquisadores, estudantes, empreendedores e gestores públicos para discutir soluções tecnológicas que respeitem a biodiversidade e valorizem os saberes locais.
“O nosso foco é mostrar como a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação podem gerar impacto direto no setor produtivo. O Amazontech é esse elo entre academia, ciência e desenvolvimento. E estar no São João é uma forma de aproximar essas pautas do grande público”, ressaltou o diretor técnico da Faperr, Wender Silva.
.
O EVENTO
Realizado desde 1991, o São João no Parque Anauá é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, o evento conta pela primeira vez com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.
A festa segue até domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.
A edição deste ano promete ser a maior da história: são mais de 50 atrações locais e nove atrações nacionais. Nas três primeiras noites, Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro, Zé Vaqueiro e Thúlio Milionário animaram o público.
O arraial segue com Companhia do Calypso (26), e, no encerramento, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).
Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que reúne 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.
SECOM RORAIMA
FOTOGRAFIA: Neto Figueiredo







