Alunos do ensino médio vivenciam na prática sistema democrático e se preparam para atuar como deputados jovens em Roraima
Estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva iniciaram, nesta sexta-feira (23), mais uma etapa do Parlamento Jovem Roraimense (PJR). A atividade, conduzida por Leonice Bezerra, servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), incluiu uma palestra sobre cidadania e o funcionamento da Justiça Eleitoral.
Durante a capacitação, os alunos conheceram o funcionamento da urna eletrônica e participaram de uma votação simbólica. Leonice explicou aos estudantes como o voto fortalece a democracia. “Eles estão compreendendo que a participação política começa na escola e se estende para a vida toda”, afirmou.
Entre os candidatos, está Ana Clara Oliveira, de 16 anos, que demonstrou empolgação com a nova experiência. “Está sendo tudo muito novo e interessante. Sou candidata e defendo o tema ‘emprego e empreendedorismo’, porque muitos jovens querem trabalhar, mas não têm oportunidade”, declarou.
O que é o Parlamento Jovem Roraimense?
O Parlamento Jovem é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Por meio dele, os jovens participam de todas as etapas de um processo eleitoral, desde a candidatura até a simulação de atividades parlamentares na Assembleia Legislativa.
Além de promover a consciência política, o projeto busca aproximar os estudantes das instituições democráticas e fomentar o protagonismo juvenil em suas comunidades escolares e locais.
Partidos temáticos e atuação parlamentar
Após as eleições, os 24 deputados jovens eleitos passam a atuar na Assembleia Legislativa até dezembro. Durante esse período, eles participam de sessões mensais, onde apresentam, discutem e votam propostas relacionadas a temas de interesse dos jovens.
Os candidatos se organizam em partidos temáticos, diferentes dos partidos políticos tradicionais. Entre os temas representados, estão:
- agricultura familiar;
- educação;
- emprego e empreendedorismo;
- esporte e cultura;
- juventude;
- meio ambiente;
- saúde;
- segurança;
- trânsito e transporte.
Cronograma do PJR 2025
- 22/4 a 6/5 – sensibilização de professores e alunos;
- 7 a 14/5 – inscrição dos candidatos;
- 20/5 – entrega das fichas e fotos ao TRE;
- 22/5 a 6/6 – palestras nas escolas;
- 9 a 18/6 – campanha eleitoral;
- 12 a 24/6 – treinamento dos mesários;
- 26/6 – eleição dos deputados jovens;
- 18 a 22/8 – diplomação e posse.
Após a posse, os deputados jovens iniciam a segunda fase do projeto, quando participam de sessões na ALE-RR e desenvolvem propostas com seus colegas. A atividade estimula o debate, a negociação e construção de soluções em grupo.
Além da prática política, os jovens desenvolvem habilidades como oratória, liderança, trabalho em equipe e pensamento crítico. O programa promove uma vivência real do papel do legislador e reforça a importância do engajamento político da juventude.
Escolas participantes da edição 2025
Capital:
- EE Monteiro Lobato
- CEM VI Professora Maria de Lourdes Neves
- EE Ayrton Senna da Silva
- EE Mário David Andreazza
- CEM V Doutor Luiz Ribeiro de Lima
- EE Indígena Adolfo Ramiro Levi
Interior:
- Alto Alegre – EE Indígena Riachuelo
- Bonfim – CEM Aldebaro José Alcântara
- Iracema – EE Dom Pedro II
- São Luiz do Anauá – CEM XX João Rodrigues da Silva