Mãe aguarda há quase dois anos por exame de audiometria do filho no Hospital da Criança em RR

O exame da criança foi solicitado por um neuropediatra para investigar o Transtorno do Espectro Autista
Foto: Divulgação/Internet

Compartilhe:

Da: Redação

Há quase dois anos a cabeleireira Rebeca Rocha, 32 anos, tenta marcar no Hospital Santo Antônio o exame de audiometria para o filho de cinco anos. O procedimento avalia a capacidade de ouvir e interpretar sons de uma pessoa. Ele é feito por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista e pode ser indicado para qualquer idade. Mas a resposta que recebe é que o hospital não realiza o exame, pois está em processo de contratação de empresa.

“A primeira vez que procurei o Hospital da Criança foi em 2023 e eles me deram essa resposta. Depois procurei de novo e nada. Já estamos em 2025 e até hoje eles dizem a mesma coisa. Até o momento não consegui fazer, pois em clínica particular é caro”, contou Rebeca.

O exame da criança foi solicitado por um neuropediatra para investigar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A audiometria feita numa clínica particular de Boa Vista custa em torno de R$ 250 reais.

“O médico solicita vários exames e gera um custo alto, não consigo fazer todos de forma particular, por isso recorri ao Hospital da Criança. A demora acaba afetando o desenvolvimento do meu filho”, destacou a cabeleireira.

Como é feito o exame

A audiometria é um exame indolor, não invasivo e que dura cerca de 20 minutos. É realizada em uma cabine acústica para evitar interferência de fora, ou seja, barulhos externos que possam interferir no resultado do exame.

Quando o paciente estiver dentro da cabine acústica, ele coloca um fone de ouvido com microfone acoplado e responde com sinais e gestos toda vez que ouve sons.

Também é preciso que o paciente repita algumas palavras ditas pelo examinador, que fica do lado de fora, para avaliar a capacidade do paciente de ouvir e reconhecer sons.

Outro lado

A equipe do Diariorr entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Boa Vista para saber o motivo da demora na contratação da empresa, mas até a publicação desta matéria, não recebemos resposta.