O Governo de Roraima realizou na manhã deste domingo, 07, o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. Com a participação de quase 3 mil desfilantes, o evento atraiu um público de cerca de 9 mil pessoas, conforme estimativa feita pela Polícia Militar.
A programação iniciou com a revista às tropas feita pelo governador Antonio Denarium, que em seguida deu início ao desfile cívico na Avenida Capitão Ene Garcez, acompanhado do vice-governador, Edilson Damião, e de outras autoridades civis e militares.
O chefe do Executivo estadual destacou a importância da data. “Gostaria de cumprimentar toda a população de Roraima que tem o sentimento de patriotismo e de amor ao nosso Brasil. Estamos realizando um grande desfile cívico-militar, com a participação das forças armadas, das forças de segurança pública, da sociedade civil e de milhares de alunos, todos integrados para comemorar essa data que é sinônimo de amor ao país e de patriotismo”, disse o governador.
Este ano, o desfile contou com a participação de 23 escolas da rede estadual de ensino, colégios estaduais militarizados e o colégio estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges, além de representantes de instituições da sociedade civil.
Na primeira parte, desfilaram o CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) e o CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa), seguidos pelos colégios e escolas da rede. O encerramento do bloco cívico foi realizado pela Escola Estadual Monteiro Lobato.
O vice-governador Edilson Damião ressaltou o sentimento de patriotismo. “O 7 de Setembro é um dia muito importante para o nosso civismo. Hoje mais do que nunca, as escolas, as associações da sociedade civil organizada e as forças de segurança do nosso Estado se reúnem para mostrar o patriotismo que a gente tem. O desfile e as apresentações dessas unidades representam também todo o civismo e o respeito que a gente tem pela data e pelo Brasil”, afirmou.
Um dos representantes das Forças Armadas no desfile, o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Roberto Pereira Angrizani, enfatizou a importância histórica da comemoração da Independência.
“Estamos aqui nesse momento irmanados, as forças armadas, as forças de segurança pública, militares, civis, juntamente com a sociedade roraimense, comemorando esse dia muito importante da nossa história, que é a Independência do nosso país. Então é uma alegria estarmos aqui, podendo representar as Forças Armadas, juntamente com nossos irmãos da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira”, frisou.
Para os estudantes, participar do desfile é uma experiência marcante. O aluno Davi Souza, da Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento, contou que foi um privilégio participar pela primeira vez de um desfile.
“Participar do 7 de Setembro é uma honra incrível! Representar um país tão grandioso quanto o Brasil, uma das grandes potências mundiais, e celebrar o dia da nossa Independência é um momento sublime. Estar aqui com outras escolas torna esse momento ainda mais especial, pois é uma oportunidade única que acontece apenas uma vez por ano”, disse.
Já a estudante Thaline Emanuelle, do Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, destacou a disciplina.
“É um momento emocionante que justifica todo o esforço e dedicação ao longo do ano. Ensaiamos intensamente para garantir que essa data seja celebrada com a máxima dignidade e emoção”, afirmou.
Encerrando a programação, o desfile militar reuniu tropas da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e outros órgãos de segurança pública, tanto na modalidade a pé quanto motorizada.
O público aplaudiu fortemente o contingente, que fechou o evento com demonstração de disciplina e patriotismo.
O desfile de 7 de Setembro em Roraima reafirmou a importância da data, unindo escolas, instituições civis e forças de segurança em um só sentimento: o orgulho de ser brasileiro.