Uma das propostas considera Cantá como ‘Capital da Festa do Abacaxi’, tradicional festejo da cidade
A Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou, durante sessão desta terça-feira (13), projetos de lei, requerimento para sessão especial na Casa, uma moção de aplausos em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no domingo (11), e a entrega da Comenda Orgulho de Roraima a uma engenheira agrônoma.
O Projeto de Lei nº 90/2024, protocolado pelo deputado Armando Neto (PL), menciona que a Festa do Abacaxi no município do Cantá tem mais de 50 anos, o que tornou a cidade a maior produtora da fruta em Roraima. Para o parlamentar, a proposta se trata de valorização.
“Recentemente, conferimos um título semelhante a Normandia pela festa da melancia. Agora, estendemos para o Cantá, pelo seu comprometimento com a produção de abacaxi, fortalecendo a economia da cidade e, consequentemente, do Estado. Como presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, não podia deixar de lembrar da importância deste evento. Peço, portanto, aos nobres pares, para que votem sim pela valorização deste município”, declarou Armando Neto.
Outra proposta
A Casa aprovou também a criação do Dia da Agricultura Irrigada em Roraima, a ser comemorado em 15 de junho. O Projeto de Lei nº 160/2024 foi apresentado pela deputada Joilma Teodora (Podemos) e recebeu 19 votos favoráveis. A data deve ser usada ainda para promover seminários, palestras, debates, concursos culturais, exposições e outros eventos que busquem conscientizar a população sobre a importância da agricultura irrigada para o desenvolvimento sustentável do Estado.
“Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e com a necessidade de se produzir alimentos em qualidade e quantidade suficientes para suprir as crescentes demandas. A agricultura irrigada tem um papel importante a desempenhar em relação a esses dois aspectos, e cabe a nós criar medidas que possam viabilizar o seu crescimento de forma sustentável. A técnica de agricultura irrigada tem crescido de forma sólida no país, nos últimos anos”, justificou a parlamentar.
Requerimento, moção e comenda
Os deputados deram aval à realização de uma sessão especial em homenagem e comemoração ao Dia Nacional do Socorrista. A data ainda será definida em discussão com o deputado Claudio Cirurgião (União), autor do Requerimento nº 050/2025.
Em alusão ao Dia das Mães, celebrado em todo o país no domingo passado, os parlamentares aprovaram a Moção de Aplausos nº 011/2025, do deputado Eder Lourinho (PSD). “Como não registrar essa data tão perfeita? São incontáveis as qualidades de uma mãe, que com muita força dedica-se diariamente ao cuidado dos filhos, independentemente se gerados no seu ventre ou no coração. Às mães, devemos nossa vida, pois são merecedoras de todo nosso respeito e dignas de todo nosso afeto”, defendeu Lourinho.
Também foram aprovados os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) nº 042/2024 e nº 064/2024, respectivamente de autoria dos deputados Coronel Chagas (PRTB) e Renato Silva (Podemos).
O primeiro concede a Comenda Orgulho de Roraima à engenheira agrônoma e pesquisadora Hyanameyka Evangelista de Lima Primo pela contribuição com pesquisas de controle biológico de doenças de espécies frutíferas e promoção do crescimento de plantas. Ela também atua no fortalecimento da agricultura familiar e agricultura familiar indígena.
Já o segundo concede a mesma comenda ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima, Marcelo Aguiar da Silva, “pela sua dedicação ao próximo, à profissão, serviço público e atuação no Estado, se tornando símbolo e referencial para a sociedade”.