2ª edição da Feira de Ciências do Teamarr será nesta sexta-feira (29)

Compartilhe:

Evento contará com planetário móvel, experiências de física e química e ambientes sensoriais para estimular a aprendizagem de forma lúdica e acessível

 

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), vai realizar nesta sexta-feira (29), mais uma edição da sua tradicional Feira de Ciências. O evento contará com a participação de beneficiários e servidores do programa, com atividades das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na sede da unidade, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. A proposta é unir o lúdico, inclusão e ciência em uma programação aberta ao público.

As salas temáticas deste ano foram cuidadosamente planejadas pelos servidores da Casa Legislativa e vão abordar os seguintes temas: sensorial, aquário, planetário, experiências científicas, dinossauros, Egito antigo, abelhas e a sala da calma. A iniciativa visa transformar ambientes terapêuticos em espaços de aprendizado e diversão, oferecendo uma imersão ao mundo da ciência de forma acessível e interativa para crianças, adolescentes e famílias.

Conforme explicou a psicopedagoga Jane Lira, o Planetário Móvel, ação do Programa de Educação Tutorial (PET) de Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR), será uma das grandes atrações da feira. Por meio de projeções animadas em 360°, os participantes poderão explorar desde o Sistema Solar até teorias sobre o Big Bang. “O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento astronômico e desmistificar a ideia de que a física é apenas cálculo complexo, mostrando seu lado fascinante”, disse.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, ressaltou que o evento é pensado para toda a família. “Vamos ter experiências científicas incríveis, desde efeitos especiais no aquário, passando por dinossauros e Egito antigo, até informações educativas sobre abelhas e o funcionamento da colmeia. É um convite para viver a ciência de forma lúdica, acessível e inesquecível”, destacou a parlamentar.

Temarr

O Centro de Acolhimento ao Autista oferece atendimento gratuito a pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os interessados em saber mais sobre os serviços podem visitar a sede, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A Feira de Ciências é uma

das diversas ações do centro voltadas à inclusão, desenvolvimento e autonomia dos seus beneficiários.